A casa dos seus sonhos é de bambu e está em Bali

A Criadora da empresa Ibuku, Elora Hardy deixou uma carreira de sucesso em uma empresa de moda em Nova Iorque, para construir casas de bambu na Indonésia. Composta por artesãos, arquitetos, engenheiros e designers, a empresa construiu mais de 50 estruturas de bambu nos últimos 5 anos. A maioria em Bali, teve inspiração de seu pai, que anos atrás tinha escolhido o bambu como material para construir todas as edificações no campus da “Green School”, também na cidade.

O bambu tem a força de compressão do concreto, em relação a resistência do aço e é uma das plantas que crescem mais rápido no mundo. Ataques por insetos e umidade são seus pontos mais fracos, mas se tratando adequadamente, as estruturas de bambu podem durar uma vida inteira. Hardy usou borax, que ocorre naturalmente na natureza, para tratar o bambu e torna-lo não atraente aos insetos.

A casa Sharma Springs – localizada em Green Village, em Bali na Indonésia – por exemplo, é construída de bambu em sua maior parte. Encomendada pela família Sharma, é um verdadeiro refúgio em meio a natureza. Projetada pela Ibuku, a casa foi planejada para integrar-se ao meio ambiente, respeitando a vida ao ar livre.

Com seis andares e dividida em várias torres, a casa de 75º metros quadrados une técnicas tradicionais utilizadas pelos artesãos locais e engenharia civil moderna em sua grande estrutura, sendo que todo o mobiliário também foi desenvolvido pela empresa.

Ao todo, a casa possui quatro quartos temáticos com vista para o vale do rio Ayung, além de uma casa para hóspedes, onde é possível passar as férias. Logo na entrada, um túnel de 15 metros de comprimento recebe a família e seus convidados que vão direto para os arredores da cozinha e sala de jantar. Spa, biblioteca e um jardim para permacultura são os demais atrativos do local.

O design foi inspirado em uma flor de lótus, bem possível de se perceber quando observada de cima. O bambu é um tipo de material com capacidade de sequestração de carbono e desempenho mecânico excepcional, tendo grande durabilidade e ainda grande quantidade na região. O núcleo da casa é formado por 12 pilares de bambu com 18 metros de comprimento, que se estendem até o último andar, de onde se avista toda a paisagem de maneira única.



É ou não é a casa dos seus sonhos?

arquitetura, bali, bambu, casa, casa dos sonhos, design, destinos, flor, indonésia, lótus, meio ambiente, natureza, sonho, turismo, turistas, viagem, viajantes, viajar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato Geral:
[email protected]

Contato Publicitário
[email protected]

Developed By Vedrak