Desbrave a maravilhosa Croácia

0

Tendo quase 5 milhões de habitantes e um território pouco maior que o estado da Paraíba, a Croácia é um país de belas paisagens, lindas praias, uma vida noturna agitada e muita história.

O país passou a fazer parte da União Europeia em 2013 – o que trouxe muitos benefícios para todos, inclusive para os brasileiros. Isso porque desde então tem sido mais fácil, tanto para nós quanto para os europeus, visitar o país. Aliás, o Brasil já é o quinto país que mais manda turistas para lá.

Além de suas praias famosas, que já competem de igual para igual em termos de conforto e infraestrutura com as da Grécia e Itália, a Croácia tem também lagos, montanhas e muitos locais históricos para visitar. São mais de mil ilhas distribuídas pelo território e suas águas verdes são de uma beleza indescritível. Tudo isso a preços acessíveis que os principais destinos europeus não têm.

A capita do país é também a cidade mais populosa. Zagreb é cheia de museus, galerias e pontos turísticos imperdíveis. Mesmo que o objetivo da viagem seja curtir as praias do Mar Adriático, vale a pena passar pelo lugar e conhecer as áreas mais históricas.

Na mesa, também encontramos a rica e variada cultura do país. Os sabores de vários países vizinhos são presentes por aqui, com pratos da Itália, Grécia, Turquia, Hungria e Áustria – sendo os últimos três mais comuns na região central, próxima à capital.

Quem quiser conhecer a fundo a história do país, não pode deixar de visitar a cidade de Dubrovnik. Destruída pela guerra no começo dos anos 1990, a cidade foi totalmente reconstruída e é reconhecida como patrimônio mundial pela Unesco. Ainda que essa reconstrução tenha sido bem-sucedida, ainda é possível encontrar as marcas da guerra pelas ruas e no centro histórico, que ainda exibe marcas de bala em alguns lugares.

Seja pelas praias, pela história ou qualquer outro motivo, vale a pena conhecer esse país europeu do qual não ouvimos falar muito. Afinal, quando o assunto é a Croácia, a dúvida não é saber se devemos coloca-la na lista de desejo e sim descobrir qual Croácia se quer conhecer.

Plitvice National Park

Uma das mais bonitas maravilhas naturais na Croácia e Europa no geral, o Parque Nacional Plitvice é lar de muitas cachoeiras e uma bela floresta. Seu grande destaque são os 16 lagos interconectados e divididos em grupos superiores e inferiores. Formado por represas de travertino naturais, os lagos variam em cores do turquesa ao azul, verde e cinza.

Razanac

Graciosa, a cidade tem seu charme nas construções antigas contornadas pela água cristalina. O lugar remete ao Caribe, mas em vez de mar, tem-se um canal, cercado pelo parque Paklencia. As principais atrações turísticas do local são as igrejas antigas, a Cidade Velha e as ruínas de sua fortaleza.

Porec

A cidade histórica na costa do país reúne atrativos responsáveis por garantir uma programação completa para os turistas. As construções da cidade velha dividem a atenção dos visitantes com a Basílica Eufrasiana. Além disso, a caverna de Baredine, único monumento geológico da região, recebe turistas todos os dias. O verde e paisagens naturais deixam tudo na cidade ainda mais bonito.

Dubrovnik Arquipélago

Conhecida também como “pérola do Adriático”, a antiga cidade é um dos destaques encontrados no Mediterrâneo. Localizado no extremo sul do país, fora do Mar Adriático, a cidade foi fundada no século 7 e se desenvolveu com o comercio marítimo. O bairro histórico preserva suas riquezas centenárias, como as antigas muralhas, ruas de paralelepípedos, belos palácios e igrejas deslumbrantes.

Zagreb

Capital e maior cidade do país, Zagreb é uma metrópole vibrante, cheia de atrações, tanto historias quanto modernas. Localizada no noroeste da Croácia, o destino remonta ao século 2 d.C. quando uma diocese foi fundada pelo rei húngaro Ladislau. Hoje, a cidade é cosmopolita, tida como coração da cultura do país.

Ilha Hvar

Um dos lugares mais populares para visitar no mar Adriático, Hvar é uma ilha croata na costa da Dalmácia, favorecida por suas belas paisagens de praias incríveis, campos de lavanda e vinhedos. A principal cidade de Hvar é Hvar Town, um lugar bonito, com paredes de pedra do século 13, ruas de mármore, palácios, igrejas góticas e uma imponente fortaleza.

Rovinj

Localizado na península de Ístria, no Mar Adriático, Rovinj é um arquipélago de 20 ilhas, com sua cidade velha situada em uma pequena península. Em ruas estreitas de paralelepípedo, escadas, arcos e outros detalhes de uma arquitetura interessante fazem da cidade velha um local agradável para visitar. Algumas de suas pedras preciosas historias incluem sete portas da cidade medieval, o relógio da cidade do século 12 e da Basílica de St Euphemia, igreja barroca imponente, decorada com muitas obras de arte incríveis.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.