Itaipu, a maior e melhor Usina Hidrelétrica do Mundo!

Muito mais que a maior usina do mundo em geração de energia, Itaipu Binacional encanta não só pelo seu gigantismo, mas por preocupar-se por questões sociais e ambientais! E nós é claro não podíamos deixar de conhece-la!

Para começar escolhemos fazer duas visitações “Itaipu Especial” (que inclui a Itaipu Panorâmica) e a “Itaipu Iluminada”, que é o espetáculo noturno de acendimento das luzes e fogos em Itaipu. Queríamos também ter conhecido o Polo Astronômico, porém quando fomos ele estava fechado para reforma.
Para quem está indo de carro é possível deixar no próprio estacionamento disponível em Itaipu que custa em torno de R$20 reais o dia.

Itaipu Especial

Informações importantes:

– Não é tolerado ir de saia, vestido ou bermuda por questões de segurança apenas deve-se fazer o circuito da Itaipu Especial de calça comprida.
– Não é permitido entrada com bolsas ou mochilas no circuito da Itaipu Especial. Celulares e câmeras fotográficas deverão ser levadas na mão por todo passeio, também, devido a segurança de todos.
– Use repelente
– O circuito dura cerca de 02:30h

Antes de começar o passeio. Conhecemos a maquete de Itaipu,que é muito informativa, e fica na entrada do auditório. Logo, ao entrar adiante no auditório participamos de uma palestra e uma breve apresentação institucional sobre Itaipu.

itaipu

Este é um percurso no coração da usina, nele iniciamos aprendendo a história desde a construção de Itaipu até a modernidade dos grandiosos equipamentos tecnológicos que hoje se fazem presente, como os enormes geradores de energia que é possível conhecer ao descer aos andares mais baixos e próximos das águas de Itaipu.

Os ruídos e a vibração incessante tornam o passeio inigualável e muito emocionante! É possível sentir seus pés estremecerem com a força ininterrupta das águas percorrendo os motores para produzir energia. Entramos em uma das catedrais de concreto e observamos a atividade do rotor de uma das unidades geradoras – somente ele pesa 1 milhão e 700 mil quilos, equivalente ao peso de mil carros de grande porte -, foi como se sentir em uma verdadeira terra de gigantes.

Ainda tivemos a oportunidade de observar o complexo trabalho na sala de comando central, onde brasileiros e paraguaios dividiam a tarefa separados apenas por uma fronteira simbólica em forma de faixa dupla de estrada.

Itaipu Panorâmica

Informações importantes:

– Este passeio é menos rígido e você poderá portar bolsa ou mochila pequena, desde que seja revistada antes do passeio para segurança de todos. Este passeio não exige o uso de calça comprida já que é feita apenas a parte externa de Itaipu.
– Use repelente
– O passeio dura cerca de 02:00h

Após desbravarmos a cidade das máquinas partimos para fazer o circuito panorâmico que é incluso no ingresso do Itaipu Especial. Mas também é possível adquirir apenas o ingresso ao passeio panorâmico caso seu tempo esteja contado.

itaipu

No passeio panorâmico é que tivemos a noção da grandiosidade dessa usina construída entre dois países, sendo revelada diante dos nossos olhos! Em números, ela surpreende: a barragem de Itaipu tem 7.919 metros de extensão e 196 de metros de altura máxima.

Quando chegamos perto de seus vários ângulos pela Visita Panorâmica, ficamos impressionados com suas colunas. Próximos ao vertedouro e ao topo da barragem, tivemos uma vista privilegiada desse Complexo que é Itaipu!

Após passarmos a tarde conhecendo Itaipu por todos aspectos não valia a pena voltar pra onde estávamos acomodados já que o espetáculo começaria às 19:30, então paramos para aquele lanchinho caprichado e fomos conhecer o Templo Budista Chen Thien que fica próximo a Itaipu a cerca de 10 km. A entrada é gratuita e ele fica aberto até as 16:30. Fica a dica pra quem está com tempinho de sobra!

Itaipu Iluminada

Informações importantes:

– Neste passeio você poderá portar bolsa ou mochila pequena, desde que seja revistada antes do passeio para segurança de todos. Este passeio não exige o uso de calça comprida já que é apenas o espetáculo de iluminação de Itaipu.
– Use repelente mesmo se for noite
– O espetáculo dura cerca de 01:30h

Uma das coisas mais belas que presenciamos foi o incrível show de Tiago Rossato e Banda, com o show Arandu. Eles trouxeram ao “palco” da itaipu iluminada um maravilhoso show que fazia um passeio pelas 3 culturas da fronteira: Brasil, Argentina e Paraguai. Pudemos ouvir grandes canções como o famoso tango de Carlos Gardel “Por una Cabeza”, além do típico chamamé que é muito ouvido aqui no Rio Grande do Sul, e também o estilo Paraguaio conhecido como Polca, com a música mais famosa deste estilo “Pajaro Campana”. O show é imperdível e faz arrepiar ao ouvir e entender o amor que esses artista põe na hora de se apresentar. Após o Show pudemos fazer fotos com os integrantes do Grupo, e claro, parabenizá-los pelo belíssimo espetáculo que eles nos proporcionaram!

Tradicional em Foz do Iguaçu, o espetáculo de acendimento de Itaipu com a presença de fogos é surpreendente! A energia produzida na usina simplesmente se transformou em espetáculo para nós. Do Mirante Central, tivemos uma visão excepcional da barragem iluminada por 747 refletores e 112 luminárias. Ainda com uma trilha sonora imponente assim como Itaipu, o acendimento das luzes entram em sincronia com a música que faz acelerar nossos corações de ansiedade por vê-la acender vagarosamente até que se torna por completa repleta de cores que mudam de tonalidade! É algo pra ficar na memória para sempre!

itaipu

Um pouquinho sobre a história de Itaipu

Em acordo entre o Brasil e Paraguai, em 1973, os dois países assumiram a missão de mudar o curso do Rio Paraná para produzir energias. Estavam, na verdade, mudando o curso da história de duas nações, trazendo desenvolvimento, tecnologia e inovação.
Dez anos depois, iniciou-se a operação das turbinas que, desde então, já geraram 2,4 bilhões de megawatts-hora de energia (até novembro de 2016). Para se ter uma ideia, se essa energia pudesse ser acumulada, seria suficiente para abastecer o mundo inteiro por 40 dias, duas horas e 45 minutos.
Toda essa energia produzida garante à Itaipu Binacional o título de maior usina de hidrelétrica do mundo em geração de energia limpa e renovável. Embora a usina de Três Gargantas, da China, seja maior em infraestrutura, com capacidade instalada de geração de 22,5 mil MW de energia enquanto Itaipu tem capacidade de 14 mil MW, a Binacional segue batendo recordes.
Apenas em 2014 a chinesa superou a produção da hidrelétrica brasileira-paraguaia. Em 2015, Itaipu retomou a liderança e, em 2016, tudo indica que deve continuar à frente. A usina vive atualmente sua melhor fase produtiva.

brasil, desbraveomundo, energia, foz, foz do iguaçu, geradores, itaipu, itaipu especial, itaipu iluminada, itaipu panorâmica, itaipubinacional, maior usina hidrelétrica, paraguai, paraná, rio paraná, show de fogos, usina hidrelétrica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *