Itaipu, a maior e melhor Usina Hidrelétrica do Mundo!

0

Muito mais que a maior usina do mundo em geração de energia, Itaipu Binacional encanta não só pelo seu gigantismo, mas por preocupar-se por questões sociais e ambientais! E nós é claro não podíamos deixar de conhece-la!

Para começar escolhemos fazer duas visitações “Itaipu Especial” (que inclui a Itaipu Panorâmica) e a “Itaipu Iluminada”, que é o espetáculo noturno de acendimento das luzes e fogos em Itaipu. Queríamos também ter conhecido o Polo Astronômico, porém quando fomos ele estava fechado para reforma.
Para quem está indo de carro é possível deixar no próprio estacionamento disponível em Itaipu que custa em torno de R$20 reais o dia.

Itaipu Especial

Informações importantes:

– Não é tolerado ir de saia, vestido ou bermuda por questões de segurança apenas deve-se fazer o circuito da Itaipu Especial de calça comprida.
– Não é permitido entrada com bolsas ou mochilas no circuito da Itaipu Especial. Celulares e câmeras fotográficas deverão ser levadas na mão por todo passeio, também, devido a segurança de todos.
– Use repelente
– O circuito dura cerca de 02:30h

Antes de começar o passeio. Conhecemos a maquete de Itaipu,que é muito informativa, e fica na entrada do auditório. Logo, ao entrar adiante no auditório participamos de uma palestra e uma breve apresentação institucional sobre Itaipu.

itaipu

Este é um percurso no coração da usina, nele iniciamos aprendendo a história desde a construção de Itaipu até a modernidade dos grandiosos equipamentos tecnológicos que hoje se fazem presente, como os enormes geradores de energia que é possível conhecer ao descer aos andares mais baixos e próximos das águas de Itaipu.

Os ruídos e a vibração incessante tornam o passeio inigualável e muito emocionante! É possível sentir seus pés estremecerem com a força ininterrupta das águas percorrendo os motores para produzir energia. Entramos em uma das catedrais de concreto e observamos a atividade do rotor de uma das unidades geradoras – somente ele pesa 1 milhão e 700 mil quilos, equivalente ao peso de mil carros de grande porte -, foi como se sentir em uma verdadeira terra de gigantes.

itaipu

Ainda tivemos a oportunidade de observar o complexo trabalho na sala de comando central, onde brasileiros e paraguaios dividiam a tarefa separados apenas por uma fronteira simbólica em forma de faixa dupla de estrada.

Itaipu Panorâmica

Informações importantes:

– Este passeio é menos rígido e você poderá portar bolsa ou mochila pequena, desde que seja revistada antes do passeio para segurança de todos. Este passeio não exige o uso de calça comprida já que é feita apenas a parte externa de Itaipu.
– Use repelente
– O passeio dura cerca de 02:00h

Após desbravarmos a cidade das máquinas partimos para fazer o circuito panorâmico que é incluso no ingresso do Itaipu Especial. Mas também é possível adquirir apenas o ingresso ao passeio panorâmico caso seu tempo esteja contado.

itaipu

No passeio panorâmico é que tivemos a noção da grandiosidade dessa usina construída entre dois países, sendo revelada diante dos nossos olhos! Em números, ela surpreende: a barragem de Itaipu tem 7.919 metros de extensão e 196 de metros de altura máxima.

itaipu

Quando chegamos perto de seus vários ângulos pela Visita Panorâmica, ficamos impressionados com suas colunas. Próximos ao vertedouro e ao topo da barragem, tivemos uma vista privilegiada desse Complexo que é Itaipu!

Após passarmos a tarde conhecendo Itaipu por todos aspectos não valia a pena voltar pra onde estávamos acomodados já que o espetáculo começaria às 19:30, então paramos para aquele lanchinho caprichado e fomos conhecer o Templo Budista Chen Thien que fica próximo a Itaipu a cerca de 10 km. A entrada é gratuita e ele fica aberto até as 16:30. Fica a dica pra quem está com tempinho de sobra!

Itaipu Iluminada

Informações importantes:

– Neste passeio você poderá portar bolsa ou mochila pequena, desde que seja revistada antes do passeio para segurança de todos. Este passeio não exige o uso de calça comprida já que é apenas o espetáculo de iluminação de Itaipu.
– Use repelente mesmo se for noite
– O espetáculo dura cerca de 01:30h

Uma das coisas mais belas que presenciamos foi o incrível show de Tiago Rossato e Banda, com o show Arandu. Eles trouxeram ao “palco” da itaipu iluminada um maravilhoso show que fazia um passeio pelas 3 culturas da fronteira: Brasil, Argentina e Paraguai. Pudemos ouvir grandes canções como o famoso tango de Carlos Gardel “Por una Cabeza”, além do típico chamamé que é muito ouvido aqui no Rio Grande do Sul, e também o estilo Paraguaio conhecido como Polca, com a música mais famosa deste estilo “Pajaro Campana”. O show é imperdível e faz arrepiar ao ouvir e entender o amor que esses artista põe na hora de se apresentar. Após o Show pudemos fazer fotos com os integrantes do Grupo, e claro, parabenizá-los pelo belíssimo espetáculo que eles nos proporcionaram!

Tradicional em Foz do Iguaçu, o espetáculo de acendimento de Itaipu com a presença de fogos é surpreendente! A energia produzida na usina simplesmente se transformou em espetáculo para nós. Do Mirante Central, tivemos uma visão excepcional da barragem iluminada por 747 refletores e 112 luminárias. Ainda com uma trilha sonora imponente assim como Itaipu, o acendimento das luzes entram em sincronia com a música que faz acelerar nossos corações de ansiedade por vê-la acender vagarosamente até que se torna por completa repleta de cores que mudam de tonalidade! É algo pra ficar na memória para sempre!

itaipu

Um pouquinho sobre a história de Itaipu

Em acordo entre o Brasil e Paraguai, em 1973, os dois países assumiram a missão de mudar o curso do Rio Paraná para produzir energias. Estavam, na verdade, mudando o curso da história de duas nações, trazendo desenvolvimento, tecnologia e inovação.
Dez anos depois, iniciou-se a operação das turbinas que, desde então, já geraram 2,4 bilhões de megawatts-hora de energia (até novembro de 2016). Para se ter uma ideia, se essa energia pudesse ser acumulada, seria suficiente para abastecer o mundo inteiro por 40 dias, duas horas e 45 minutos.
Toda essa energia produzida garante à Itaipu Binacional o título de maior usina de hidrelétrica do mundo em geração de energia limpa e renovável. Embora a usina de Três Gargantas, da China, seja maior em infraestrutura, com capacidade instalada de geração de 22,5 mil MW de energia enquanto Itaipu tem capacidade de 14 mil MW, a Binacional segue batendo recordes.
Apenas em 2014 a chinesa superou a produção da hidrelétrica brasileira-paraguaia. Em 2015, Itaipu retomou a liderança e, em 2016, tudo indica que deve continuar à frente. A usina vive atualmente sua melhor fase produtiva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.