O jardim do céu, na Irlanda

1

Escondido entre colinas de West Cork, existe um lugar extraordinário: um parque com uma escultura viva esculpida, onde o azul do céu e o verde das colinas se encontrem. Esse jardim fica na Irlanda e é uma obra de arte chamada Irish Sky Garden Crater ou The Crater, criada pelo artista americano James Turrell, em 1992, na propriedade de Liss Ard Estate, perto de Skibberren. O jardim consiste em uma cratera artificial elíptica, adornada por árvores.

James Turrell é famoso por seus trabalhos em luz, terra e estruturas gigantes, tendo várias obras espalhadas pelo planeta.  A Irish Sky Garden Crater é uma de suas obras, criada no principio de “céu aberto” e faz parte de uma série conceitual chamada Skyspaces.

O jardim é minimalista, uma espécie de observatório natural, onde as pessoas podem se deitar sobre uma pedra e observar o céu. Encomendado pelo proprietário da propriedade na época, o jardim ficou pronto em 1992.

Dentro da cratera, encontra-se um pilar central na horizontal em um lugar escolhido estrategicamente, para que, se alguém se deitar sobre ele, possa ver o céu emoldurado pela borda da cratera.

O jardim fica aberto para visitação entre abril e novembro e mede cerca de 25 metros, com quase 13 metros em sua maior profundidade. O acesso é feito através de uma trilha arborizada, que leva a uma passagem longa de estilo megalítico, que leva para um estreito conjunto de escadas até o jardim.

Os proprietários chamam o lugar de Lios Aird (“fortaleza alta” em gaélico), já que havia uma antiga fortaleza nas proximidades.

1 comentário
  1. Patricia Alves Diz

    Muito bom artigo!!!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.