Os 8 lugares mais frios do mundo!

0

Para quem gosta de frio está aí uma matéria que vai te inspirar a esquentar aquele cafezinho!

Alguns dos lugares mais frios do mundo – Groenlândia, Rússia, Antártica – registraram temperaturas tão baixas que visitar tais lugares deve ser imediatamente questionado, pelo menos durante certas épocas do ano. Aqui está a nossa lista dos oito melhores lugares mais frios do mundo:

8- PROSPECT CREEK, Alasca, Estados Unidos (-62.1° C)

Prospect Creek fica a 290 quilômetros ao norte de Fairbanks, no Alasca. Originalmente, era o lar de expedições de mineração e casa de 27.000 pessoas que estavam construindo um oleoduto no Alasca. Desde sua conclusão, em 1977, há pouca atividade na área. A cidade tem a menor temperatura registrada dos Estados Unidos. Em janeiro de 1971, a temperatura recorde foi de cerca de menos 62 graus Celsius. Apesar destas temperaturas frias, o petróleo no oleoduto não congela, por causa da camada de isolamento térmico de 10 centímetros de fibra de vidro.

7- Estação Klinck na Groenlândia. (-62,5º C)

Localizada em uma das regiões mais frias do mundo, o local – que possui o nome por causa de um construtor da área, chamado JC Klinck – possui temperatura de cerca de -62,5º C

6- SNAG, Yukon, Canadá (-63.9° C)

Snag detém o recorde de temperatura mais baixa já registrada na América do Norte. A aldeia está localizada no vale em forma de bacia do Rio Branco. Em 1947, quando a temperatura mais baixa foi registrada, a aldeia de Snag abrigava uma população de 8 a 10 nativos e comerciantes de peles. A pista de pouso de emergência, funcionários da estação de tempo, operadores de rádio e os homens de manutenção de aeronaves completavam a população. A temperatura estava tão fria naquele dia que os meteorologistas que trabalhavam na estação tiveram de esculpir uma nova fossa, e enviar tudo para ser analisado para determinar a temperatura exata.

5- YAKUTSK, Sibéria, Rússia (-64.4° C)

Yakutsk é uma das mais antigas cidades da Sibéria. Até o folclore local se concentra em torno de como o lugar é frio. Todos os elementos da tabela periódica podem ser encontrados na região, e a lenda local diz que o Deus da criação estava voando ao redor do mundo para distribuir riquezas e recursos naturais, mas quando chegou a Yakutsk, ficou com tanto frio que suas mãos ficaram dormentes e ele acabou derrubando tudo.

4- VERKHOYANSK, Sibéria, Rússia (-69.8° C)

Verkhoyansk é também uma cidade da Sibéria perto do Círculo Polar Ártico. Serve como porto fluvial, depósito de coleta, e centro de uma área de levantamento. Verkhoyansk tem um dos invernos mais frios do mundo, mas tem uma gama extremamente ampla de temperatura entre as estações. As temperaturas médias mensais variam de -45,8º C em janeiro a 16,9º C em julho.

3-  OYMYAKON, Sibéria, Rússia (-71.2° C)

Oymyakon detém o recorde de ser o lugar permanentemente habitado mais frio da Terra. A vila, que fica 350 quilômetros abaixo do Círculo Polar Ártico, é o lar de mais de 210.000 pessoas, apesar de seu solo estar em um estado constante de permafrost (pergelissolo, em português). Junto com Verkhoyansk e Yakutsk, Oymyakon fica em uma região que antigamente era apelidada de “Anel da morte de Stalin”, já que era um dos destinos para os exilados políticos do regime soviético.

2- VOSTOK, Antártida (-89,2° C)

Localizado a 3.500 metros acima do nível do mar, Vostok é o segundo lugar mais frio da Terra. A temperatura mais baixa já registrada – menos 89,2 graus Celsius – aconteceu em 21 de julho de 1983. Do centro da Antártida Oriental de Gelo, o fluxo no campo eletromagnético da Terra pode ser observado. A característica fundamental de Vostok é o seu lago, com 250 km de comprimento por 50 km de largura, um dos maiores do mundo. O lago também está enterrado sob 4 km de gelo. O gelo desse lugar contém registros do clima da Terra durante os últimos 500 mil anos, e é foco de muitas pesquisas. Apesar das temperaturas frias, Vostok recebe pouca neve, já que a Antártida é tecnicamente um deserto, tendo em média 25 centímetros de precipitação por ano.

1- Dome Fuji Ridge, Antártida (-93,2º C) 

Localizado entre o Dome Argus e Dome Fuji, na Antártica, é considerada a área com as mais baixas temperaturas no mundo, atingindo -93,2º C. A temperatura é tão baixa que tinha que ser medida por um satélite, por isso, teoricamente, esta temperatura é de apenas aproximadamente o que poderia ser alcançado na área.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.