Desbravando o Parque das 8 Cachoeiras em São Francisco de Paula

Feche os olhos e imagine: cheirinho de acácias, cantos de passarinhos, uma cabana com lareira pra curtir a dois e som de cachoeira. Agora cena 2: montar a barraca com os amigos, fazer aquela

fogueira e admirar as estrelas rodeado pela natureza, tocando um violão com o som acústico e natural de cachoeira ao fundo e rodeado de muito verde! Esse lugar que você pode curtir de mais de uma forma: existe! Um parque para todos os gostos que rola tanto curtir acampando com a família ou com os amigos, ou também ter privacidade em uma cabana de madeira com lareira com uma vista espetacular de pura paz! Você simplesmente pode visitar ele mil vezes e viver ocasiões diferentes inesquecíveis! Além das aventuras que te esperam!

Vamos contar um pouquinho dele pra vocês como foi a experiência de acampar nesse espetáculo da natureza nos proporcionou aventuras e dias revitalizantes, só vem:

A Chegada no Parque 8 Cachoeiras

Chegamos quinta a noite no Parque 8 cachoeiras, que tem esse nome devido justamente as 8 atrações de cachoeiras que rodeiam tanto as cabanas quanto a área de camping. Nossa primeira surpresa ao chegar a noite foi a simpática recepção do Claudio e da cachorrinha aventureira Marsha, que já nos dava boas vindas balançando o rabinho! Como era tarde descemos direto para o camping estávamos cansados e famintos com nossos amigos! Foi aí que ficamos surpresos com o camping! Havia geladeira e fogão com gás onde podíamos fazer uma janta rapidamente pra poder descansar e acordar cedo pra curtir o próximo dia! Não pensamos 2 vezes pra preparar nossa janta de praxe: aquele miojo rápido de 5 minutos! Rapidinho estávamos de barriga cheia e fomos descansar pro próximo dia!

Acordando pra se aventurar!

Dormimos muito bem, mas aconselhamos vocês a levarem sempre um cobertor a mais e agasalhos mesmo que o dia esteja ensolarado, pois anoite pode fazer bastante frio no camping. E uma lona é bem vinda se a previsão for de chuva pra ter uma noite tranquila caso chova forte. Sempre bom se precaver. No camping todos tem o mesmo perfil familiar de curtir o lugar, em nenhum momento tivemos barulhos fora do horário de dormir ou bagunça, pelo contrário, as pessoas que frequentam o camping querem relaxar e se importam de não incomodar o próximo. Então prepare-se pra uma noite muito tranquila e agradável onde você só será acordado com o aquecer do sol na sua barraca.

Ao despertar fizemos aquele café gostoso no camping com os amigos e logo nos arrumamos pra ir fazer as trilhas que levam a cachoeira.

Cachoeira do Remanso, a imponente!

Tempo: 15 min ida e volta – 7min de ida e 7 min de volta
Grau de dificuldade: Fácil
Imprópria para banho

Foi a primeira cachoeira que optamos por conhecer. É a trilha mais fácil das 8 cachoeiras que tem no parque, optamos por começar por ela pois é uma boa opção para aclimatar o organismo. Indicamos sempre antes de qualquer trilha fazer um alongamento por mais fácil que seja é sempre bom se preparar. A trilha até a cachoeira é tranquila, há a presença de algumas pedras e desvios sutis. O caminho é todo sinalizado e não tem como errar até quem nunca fez consegue tranquilamente. Quando chegamos a vista foi espetacular a cachoeira é muito bonita e como sendo a mais fácil isso não descarta-a de ser visitada, pelo contrário! É possível interagir com ela e fazer fotos lindas. Mas não é aconselhável banho pois as águas são impróprias para tal, o que de forma alguma desmerece o cenário em que ela se encontra! Pé ante pé fomos até o centro da cachoeira usando as pedras como caminhos e fizemos fotos lindíssimas! Tudo isso sem se molhar tranquilamente. Sim você consegue interagir com ela tranquilamente sem necessidade de se molhar pra fazer fotos incríveis!

Cachoeira Escondida, a preferida dos banhistas!

Tempo: 30 min ida e volta – 15 min de ida e 15 min de volta
Grau de dificuldade: Fácil
Própria para banho

Ao Lado da trilha pra Cachoeira do Remanso fica a trilha da Cachoeira Escondida. Consideramos o caminho divertido! Repleto de pontes, pequenos riachos onde é possível passar sem molhar os pés (quem não desejar) , galhos, troncos e folhagens pra se desviar, algumas pedras e raios de sol que incidem pelos caminhos proporcionando fotos incríveis! O bacana da trilha é que realmente a cachoeira é bem escondidinha, quando você começa escutar o barulho dela começa a ficar curioso como será que ela é? Ao terminar os 15 minutos de cenários muito dinâmicos, avistamos a cachoeira escondida finalmente surgir próxima aos nossos passos! Quem não quiser se molhar pra interagir com ela é possível. Mas essa é a cachoeira que vale a pena se molhar e é preferida pelo fácil e rápido acesso pra poder se banhar! Com um paredão onde escorrega suavemente raios de água, e águas tranquilas, a água é refrescante e não é fria pois o sol incide sobre ela! Como poderão notar no vídeo abaixo que fizemos pra vocês! Foi uma de nossas favoritas pois a trilha possui um dinamismo muito interessante com passagens diferentes, e quando você chega é contemplado com aquela cachoeira de profunda paz e calmaria onde pode relaxar tranquilamente. Provavelmente a que você vai passar mais tempo desconectando-se de tudo e admirando-a ou divertindo com os amigos!

Trilha pra Meditação

Antes de entrar pra trilha que leva a Cachoeira escondida, há uma pequena trilha de nem 7 minutos que leva a um cantinho silencioso com um banco de madeira rodeado por uma rocha e folhagens verdes sem saída onde a paz reina. Você é capaz de ouvir a sua própria respiração ofegante e o batimento do seu coração pois não é um lugar onde as pessoas ficam concentradas. Pra quem gosta de meditar é uma excelente opção pois ao fechar os olhos ali você é capaz de concentrar-se infinitamente no seu eu interior nesse ambiente natural de paz e harmonia.

Retornamos então após essas visitações para o camping para fazer nosso almoço, mas você também pode levar sua comida e fazer um almoço de restaurante 5 estrelas contemplando a cachoeira escondida. Só lembre-se de recolher todo o lixo e não afetar o meio ambiente. Precisamos cuidar do que nos proporciona esses momentos para continuar tendo-os sempre disponível!

Após as 3 trilhas estávamos famintos. Dessa vez não usamos o fogão preparamos nossos almoços com nosso próprio fogo, e nos divertimos! Poder cozinhar em meio a natureza é sempre convidativo. Ainda mais depois dessas pequenas trilhas a fome era tamanha! Descansamos 15 minutos e partimos para a próxima aventura!

Cachoeira da Neblina, a deslumbrante

Tempo: 30 min ida e volta – 15 min de ida e 15 min de volta
Grau de dificuldade: Fácil
Imprópria para banho

A trilha pra cachoeira da Neblina fica próxima ao camping e é também de fácil acesso. Com apenas 15 minutos de caminhos rodeados por folhagens e algumas pedras e subidas você chega até ela. Há pedras maiores que impedem o acesso a cachoeira é possível chegar até ela, mas pode ser que você se molhe um pouco, caso não queira se molhar, das próprias pedras é possível fazer memoráveis fotos da cachoeira! Com uma queda d’água mais volumosa os cliques ficam incríveis nela! Das cachoeiras de níveis fáceis foi nossa segunda preferida depois da Escondida! Vale apena conferir o que você vai encontrar!

Cachoeira Ronda, aquecimento para as trilhas difíceis!

Tempo: 45 min ida e volta – 20 min de ida e 20 min de volta
Grau de dificuldade: Médio
Imprópria para banho

É possível fazer as 3 cachoeiras acima e a Ronda no mesmo dia começando cedo e tirando pequenos intervalos de descanso para quem não está acostumado. Mas temos que dizer que a trilha que leva a Cachoeira Ronda é realmente desafiante! A primeira vista não estávamos compreendendo porque ela tinha grau de dificuldade médio pois o trajeto inicial é fácil nos primeiros 5 minutos… Haha, mas logo entendemos o por que: são muitas pedras e subidas que talvez você vá utilizar as mãos! Então já fica a dica pra quem tem algum problema de saúde ter cautela. É bem possível que você escale algumas pedras e subidas íngremes e desafiadoras. O caminho exige fôlego e algumas paradinhas pra beber água, portanto não esqueça a garrafinha que essa trilha provavelmente te dar sede! Se você não utilizou calçado adequado para as trilhas anteriores, saiba que essa vai te exigir um caso não deseje levar alguns escorregões principalmente se no dia anterior choveu e o caminho da trilha está molhado. O trajeto desafiador só te dá mais gana para conhecer a cachoeira do final do percurso. Essa trilha também é bastante dinâmica com pedras enormes pra se escalar, subidas que te farão segurar o corrimão, travessia por riachos, e árvores com troncos robustos! No final o que conta é a recompensa a contemplação de uma monumental cachoeira! Que é difícil até encaixar toda no visor da câmera! Nessa cachoeira é possível você escalar pedras grandiosas e chegar bem pertinho dela! Mas já se prepare para parecer menor na foto caso queira registrar ela por inteiro! Majestosa, vale cada passo da trilha para contemplá-la! É uma das primeiras que você realmente vai se sentir deslocado pela sua robustez! Lembrando que só escale as pedras em meio a cachoeira com extrema segurança pois elas realmente são grandes e é preciso ter cuidado. Mas você terá clicks inesquecíveis nela!

Cachoeira Ravina, a desafiante!

Tempo: 1h e 30 min ida e volta – 45 min de ida e 45 min de volta
Grau de dificuldade: Médio
Imprópria para banho

É uma trilha onde se caminha por e sobre as pedras, um pouco dentro do rio, ora mato e um pouco de terra. O percurso é considerado de nível médio, mas a recompensa ao chegar é gratificante e supera qualquer dificuldade que você possa encontrar no percurso. Falando em percurso, este é realmente notável. Pelo caminho árvores e plantas únicas compõe uma atmosfera de natureza intocada. Insetos, borboletas e outros pequenos animais fazem a trilha ficar ainda melhor! Ideal para quem gosta de se aventurar a trilha para se chegar até a cachoeira Ravina conta com um percurso com uma escada de 30 metros de altura.

Cachoeira Pilões, a única!

Tempo: 1h ida e volta – 30 min de ida e 30 min de volta
Grau de dificuldade: Médio
Imprópria para banho

Possui cerca de 30 mts de altura, e fica no mesmo caminho que a Cachoeira da Ravina. Portanto também é necessária a descida na escadaria íngreme de 30 metros aproximadamente. De todas as cachoeiras talvez é a que possui menos água em sua queda. Mas o que não a deixa menos bonita ou interessante que as demais, o cenário ao redor da cachoeira é algo único.

Cachoeira do Quatrilho, a refrescante!

Tempo: 2h e 30 min ida e volta – 1h e 15 min de ida e 1h e 15 min de volta
Grau de dificuldade: Difícil
Própria para banho

O percurso é longo, desafiador, mas a chegada é uma sensação de prazer inesgotável. Sua beleza é inestimável. Paredões de pedra formam o cenário que é acidentado e estreito. Esta é a cachoeira do parque mais recomendada para banho, suas águas são um convite quase irrecusável para banhar-se! O Quatrilho possui uma queda de 40 metros de altura, que acontece em 2 estágios diferentes, parecem 2 quedas distintas, o que a torna ainda mais especial!

Cachoeira Gêmeas Gigantes, a épica!

Tempo: 5 horas ida e volta – 2h e 30 min de ida e 2h e 30 min de volta
Grau de dificuldade: Difícil
Imprópria para banho, porém, há várias cachoeiras no caminho próprias para banho

Chegar até a cachoeira Gêmeas Gigantes realmente é um belo desafio, tanto pela distância como pelo terreno que varia bastante no percurso, de descidas e subidas íngremes a uma longa caminhada no meio do arroio, e suas milhares de pedras escorregadias. Aconselhamos levar água e lanches para o caminho, pois são pelo menos 5 horas de esforço para completar os 10 KM de ida e volta. São 22 vezes que você vai passar no rio, então não espere não se molhar! É indispensável roupas e tênis adequados para evitar acidentes. Em todo percurso a Natureza é Maravilhosa, e chegar nas Gêmeas Gigantes é um prêmio por todo esforço feito. Essa certamente é a Cachoeira que mais gera curiosidade entre as pessoas não só pelo grau de dificuldade, mas pelo longo trajeto repleto de novidades a cada olhar! É aconselhável estar em razoável forma física e mental pra aproveitar o trajeto.

Infra estrutura do Parque: Cabanas, Camping, Piscinas e Trilhas em Geral

Bem localizado o parque conta com uma estrutura completa para camping, pouso nas cabanas e demais atividades. O parque possui lancheria e restaurante, onde é possível almoçar e tomar café da manhã. O café da manhã é servido das 8:00 às 10:00, bolos , pães, cucas, frios , assados,   sucos, iogurtes, frutas, ovos mexidos,  leite e café são algumas das delícias deste maravilhoso café. Nos dias em que passamos no parque tivemos o prazer de tomar o café da manhã do restaurante e ficamos maravilhados, o Parque valoriza e muito os produtos locais e fabricados na própria cidade! Então você já pode contar que o café da manhã é repleto de variedade e sabor! Pra quem não é do Rio Grande do Sul o sabor os produtos locais é ainda mais novidade como a famosa cuca e a torta de bolacha com coberturas caprichadas! O almoço conseguiu nos impressionar tanto quanto o café, as cozinheiras além de simpáticas fazem aquele tempero caseiro de se repetir mais vezes! Friso ainda os temperos da carnes que são espessos com suaves ervas e de dar água na boca só de lembrar!

Para quem quer ficar hospedado com mais conforto há cabanas muito bonitas e aconchegantes, todas com vista para uma vasta vegetação.

As cabanas possuem ar condicionado, banheiro completo, quartos com camas de casal ou solteiro, dependendo da cabana. Possuem também uma pequena lareira, frigobar, e acreditem: Uma vista incrível da sacada!


O Camping possui uma estrutura muito boa, com sinalizações sobre as trilhas, possui uma cozinha comunitária com geladeira, fogão a gás, churrasqueiras compartilhadas e individuais. Também uma bancada com cerca de 8 tomadas para carregar baterias, câmeras e celulares. Os banheiros são separados para banho e para uso normal. Os chuveiros possuem água quente e fria, e são divididos para homens e mulheres. Os banheiros de uso comum também possuem divisão para homens e mulheres.

O Parque ainda possui Piscina, onde é possível banhar-se para se refrescar! É de uso para hóspedes e pode ser usada das 10:00 às 18:00.

Quem quer apenas visitar o parque para fazer as trilhas pode também pagar um pequeno valor para ter acesso, logo na recepção você receberá recomendações e um mapa com as trilhas e acessos caso esteja em dúvida os funcionários perguntam o teu tempo disponível e já marcam no mapinha o que você pode conhecer nesse período para aproveitar bastante.

Queremos agradecer à todos os funcionários do parque pela maravilhosa recepção, pelo carinho e pelos cuidados em todos os lados que eles possuem com esse paraíso. Os administradores do parque cuidam muito bem, sempre levando em conta os cuidados com a natureza, a preservação. Toda manhã são recolhidos os lixos do parque e as dependências são limpas com muito capricho! Ficamos muito felizes de saber que estávamos explorando uma área que recebe um cuidado muito grande.

Uma informação importante: as cachoeiras impróprias para banho são desta forma pois suas águas vem da cidade, onde possivelmente são poluídas pelo próprio manejo da cidade. As demais provém de águas das montanhas, que são naturalmente purificadas pela majestosa natureza. O parque ainda faz ações para tentar manter limpo as cachoeiras que são impróprias para banho.

Informações para quem deseja visitar o parque das 8 cachoeiras:

Ele fica localizado na cidade de São Francisco de Paula no Rio Grande do Sul, à 000 km de Porto Alegre. Chegando em São Chico (São Francisco de Paula) , procure pelo Lago São Bernardo, o parque fica a 2,5 kms do lago, onde seguirá por uma estrada de chão até  lá. Para quem vier da Rodoviária de São Francisco, é só descer até o lago, e no lado esquerdo procurar a entrada onde possui uma placa indicativa do parque.

Parque das 8 Cachoeiras
Rua moinho Velho, 817 – Bairro São Bernardo – São Francisco de Paula / RS CEP: 95400-000
Telefone: (54) 3244-2768 | Whatsapp: (54) 9 9965-7526
Site: www.parque8cachoeiras.com.br







amigos, aventura, banho, cabana, Cachoeira, cachoeira da neblina, cachoeira do quatrilho, cachoeira do remanso, cachoeira escondida, cachoeira gêmeas gigantes, cachoeira pilões, cachoeira ravina, cachoeira ronda, café da manhã, camping, canela, Desafio, descanso, família, Gramado, infra estrutura, lago são bernardo, livraria miragem, meditação, natureza, parque, parque 8 cachoeiras, paz, piscina, são chico, são francisco de paula, tranquilidade, Trilhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato Geral:
[email protected]

Contato Publicitário
[email protected]

Developed By Vedrak